Atualizado em 08/02/2022
Legenda Foto: Andrea Pludwinski, fundadora do Anjos da Cidade e diretora de projetos da AJMJ com José Edgard, presidente da AJMJ
Hoje é aniversário de nossa diretora executiva de projetos, Andréa Pludwinski que também é fundadora da ONG “Anjos da Cidade” e a comemoração acontecerá com a retomada da tradicional ação de terça-feira de entrega de marmitas, e principalmente, aproximação e escuta ativa com pessoas em situação de rua atendidas na zona oeste de SP.
As ações foram temporariamente suspensas pelo “Anjos”, em janeiro deste ano, em função da elevação dos índices de transmissão comunitária de covid para preservar todos os atores envolvidos e hoje retorna com os devidos cuidados sanitários.
Mas você deve estar se perguntando como a AJMJ se engajou na causa de atendimento e acolhimento às pessoas em situação de rua, junto com o “Anjos da Cidade”?
Graças a sua capacidade de reunir voluntários engajados no auxílio ao próximo, em 2020, a Andréa reencontrou um antigo amigo, José Edgard Soares, empresário que estava semeando o nascimento da Associação Josefina Maria de Jesus, uma homenagem a sua avó paterna com a missão de auxiliar irmãos em situações de vulnerabilidade social de diferentes formas com base em valores cristãos: fé, caridade e amor.
Em maio de 2021, nasceu a AJMJ e o reencontro deles gerou muitos outros bons frutos, além da participação ativa do Edgard nas ações de terça-feira do “Anjos da Cidade” foi possível ampliar com apoio da Associação, o alcance de atendimento para amigos, irmãos em Taubaté e Brasília.
Por sua vez, a Andréa foi convidada a compartilhar sua experiência e força social empreendedora integrando a Associação no gerenciamento de ações, projetos e apoios solidários das causas que acreditamos.
A sinergia de propósitos resultou na concretização de um projeto significativo idealizado por ela há 30 anos para atendimento aos amigos em situação de rua, o “Expresso Anjos da Cidade levando Amor”.
Um sonho que tornou-se realidade pelo apoio, financiamento e amadrinhamento da Associação Josefina Maria de Jesus ao projeto de um ônibus com infra-estrutura e capacidade de ofertar banho, sanitário privado, serviços de corte de cabelo e unhas, atendimento psicossocial, alimentação, e principalmente, escuta ativa e acolhimento para reinserção social das pessoas em situação de rua.
Inaugurado em novembro de 2021, o “Expresso Anjos da Cidade levando amor” retomará as atividades neste primeiro semestre de 2022.
Parabéns Andréa, estamos muito felizes em comemorar esse dia da forma que acreditamos, semeando o bem e o acolhimento na retomada da ação com nossos amigos, irmãos em situação de rua, com amor e gratidão.