Atualizado em 14/05/2022
TAUBATÉ – Uma parceria entre a Prefeitura de Taubaté e a Associação sem fins lucrativos Anjos da Cidade e a Associação Josefina Maria de Jesus – AJMJ, trouxe para o município de neste sábado (14), o ônibus do projeto “Expresso Anjos da Cidade levando amor”.
O coletivo de dois andares esteve na Praça Monsenhor Silva Barros – Praça da Eletro no período da tarde e estará na cidade todos os sábados, no mesmo local, sempre a partir das 14h.
Cerca de 35 voluntários de São Paulo e Taubaté colaboraram com a iniciativa que ofereceu banho, corte de cabelo, atendimento psicossocial, encaminhamento para clínicas de reabilitação química, escuta ativa e alimentação para pessoas em situação de rua.
Toda a dinâmica operacional foi realizada por voluntários do projeto. Para iniciar os atendimentos, as pessoas recebiam senhas para o recebimento de um kit com toalha, itens de higiene e roupas limpas. Em seguida as pessoas foram encaminhadas para o segundo piso do veículo, onde há 4 cabines de sanitários masculinos e femininos equipados com chuveiro.
Após o banho, a pessoa era convidada a se dirigir para a área de salão de cabeleireiro, para corte de cabelo e unhas. Na sequência poderiam ir para uma sala de acolhimento e atendimento psicossocial para uma conversa e auxílio, caso optassem, por exemplo, por tirar um documento, ou solicitassem encaminhamento para clínicas de reabilitação, etc.
Para encerrar o atendimento, na área externa do ônibus, estavam sendo entregues marmitas, água, doces e frutas, para consumir, se quiser, no próprio “Expresso” em uma área destinada às refeições, que já chegaram prontas e ficaram armazenadas na cozinha do ônibus, equipada com pia, armários e marmiteiro.
Para que esse trabalho pudesse ser realizado na cidade, as Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social – SEDIS e de Serviços Públicos – SESP apoiaram a ação. A estrutura da praça foi organizada para que o ônibus fosse acomodado de forma adequada, para que os atendimentos pudessem ser realizados. Iluminação, limpeza, água e rede de esgoto foram providenciados pela SESP.